sábado, 18 de abril de 2009

COMECE ORANDO!

2 Cor. 5:18-19

18- Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;

19- pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.

Sempre vale a pena restaurar relacionamentos.

Uma vez que a vida consiste em amar, Deus quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito.

Uma vez que Cristo quer que sua família seja conhecida pelo amor entre seus membros, perder a comunhão é um testemunho deplorável para os que não crêem.

Como crentes, Deus nos chamou para ajustar nossos relacionamentos uns com os outros. Seguem sete passos bíblicos para a restauração da comunhão:



1 – FALE COM DEUS ANTES DE FALAR COM A PESSOA

Converse sobre o problema com Deus. Se antes de mais nada você for orar a respeito do conflito em vez de FOFOCAR com um amigo ou amiga, ou até irmãos da igreja, descobrirá que em geral Deus muda o seu coração, ou muda o coração da outra pessoa. Todos os seus problemas seriam mais tranqüilos se você então orasse mais a respeito deles. (Exemplo: Jacó e Esaú).

2 – TOME SEMPRE A INICIATIVA

Não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo. Não espere pela outra parte, vá primeiro a ela. Restaurar a comunhão é tão importante que Jesus ordenou que tivesse precedência sobre o culto de adoração (Mateus 5:23-24).

23- Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24- Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.



3 – TENHA COMPAIXÃO PELOS SENTIMENTOS DOS ENVOLVIDOS

Use mais os ouvidos do que a boca. Paulo aconselhou: que ninguém procure os seus próprios interesses, mas também os dos outros (Filipenses 2:4).

4- Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.



4 – CONFESSE SUA PARTE NO CONFLITO

Se você realmente deseja restaurar um relacionamento, deve começar admitindo os próprios erros e transgressões. Jesus disse que esta é a forma de ver as coisas com mais clareza: (Mateus 7:5).

5- Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

5 – INVISTA CONTRA O PROBLEMA, NÃO CONTRA A PESSOA.

Não tem como solucionar o problema se você ficar preocupado somente em identificar a culpa. Na solução de conflitos, a maneira em que você fala é tão importante quanto o que você fala. Se você falar de forma ofensiva, a outra pessoa ouvirá de forma defensiva. (Efésios 4:29).

29- Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.



6 – COOPERE TANTO QUANTO POSSÍVEL

Faça todo o possível para viver em paz com as pessoas. A paz sempre tem um etiqueta de preço: às vezes custa o nosso orgulho, o nosso egoísmo – mas para o bem da comunhão, faça sempre o melhor que puder para chegar a um acordo. (Rm 12:18).

18- Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.



7 – DÊ ENFASE À RECONCILIAÇÃO, NÃO À SOLUÇÃO

Não é realista esperar que todos concordem a respeito de tudo. A reconciliação se atém ao relacionamento, enquanto a solução se atém ao problema. Quando focamos a reconciliação, o problema perde a importância. Deus espera unidade e não uniformidade – podemos caminhar de braços dados sem concordarmos em todos os assuntos.


PARA REFLETIR:

Após ler tudo isso com quem você precisa entrar em contato?...com quem você precisa restaurar a comunhão?... NÃO DEMORE NEM UM SEGUNDO MAIS – COMECE ORANDO A DEUS!!!

By Arlem Martins

Um comentário:

Hermes C. Fernandes disse...

Show de bola o blog.

Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo também, será uma honra.

Seus comentários também serão muito bem-vindos, e certamente enriquecerão nossas reflexões.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Abraço.